O capitalismo

O capitalismo é um sistema econômico em que o comércio, a indústria e os meios de produção são controlados por proprietários privados com o objetivo de obter lucros numa economia de mercado. As características centrais do capitalismo incluem a acumulação de capital, mercados competitivos e trabalho assalariado. Em uma economia capitalista, as partes em uma transação tipicamente determinam os preços a que os bens, bens e serviços são trocados.

O grau de competição, o papel da intervenção e da regulação e o alcance da propriedade pública variam de acordo com os diferentes modelos de capitalismo. Economistas, economistas políticos e historiadores têm tomado diferentes perspectivas na análise do capitalismo e reconhecendo na prática várias formas de capitalismo.

Estes incluem o capitalismo laissez-faire, o capitalismo de bem-estar e o capitalismo de estado, cada um destacando graus variados de dependência de mercados, propriedade pública e inclusão de políticas sociais. O grau de liberdade dos diferentes mercados, bem como as regras que definem a propriedade privada, é uma questão de política. Muitos Estados têm o que são chamados de economias mistas capitalistas, referindo-se a uma mistura entre elementos planejados e impulsionados pelo mercado.


O capitalismo tem existido sob muitas formas de governo, em diferentes épocas, lugares e culturas. Depois do fim do feudalismo, o capitalismo tornou-se o sistema econômico dominante no mundo ocidental. Mais tarde, no século XX, o capitalismo superou o desafio das economias centralizadas e agora é o sistema dominante em todo o mundo, com a economia mista sendo sua forma dominante no mundo ocidental industrializado.

Diferentes perspectivas econômicas enfatizam elementos específicos do capitalismo em sua definição preferida. Os economistas liberais e laissez-faire enfatizam o grau em que o governo não tem controle sobre os mercados e a importância dos direitos de propriedade. Os macroeconomistas neoclássicos e keynesianos enfatizam a necessidade de uma regulamentação governamental para evitar monopólios e suavizar os efeitos do ciclo de crescimento e recessão. Os economistas marxistas enfatizam o papel da acumulação de capital, da exploração e do trabalho assalariado. A maioria dos economistas políticos enfatiza também a propriedade privada, além das relações de poder, do trabalho assalariado, da classe e da singularidade do capitalismo como formação histórica.
O capitalismo,Brasil, Dinheiro
Muitas vezes, é o símbolo do capitalismo

O termo capitalismo, em seu sentido moderno, é muitas vezes atribuído a Karl Marx. Em seu Magnum Opus Capital, Marx analisou o modo de produção capitalista usando um método de compreensão hoje conhecido como marxismo. No entanto, o próprio Marx raramente usou o termo capitalismo, enquanto foi usado duas vezes nas interpretações mais políticas de sua obra, escritas principalmente por seu colaborador Friedrich Engels. No século XX, os defensores do sistema capitalista muitas vezes substituíram o termo capitalismo por frases como a livre iniciativa e a iniciativa privada e substituíram o capitalista por rentistas e investidores em reação às conotações negativas associadas ao capitalismo.

@smr.advocacia @smr.advogados
 
Copyright ©2019. Portal do Advogado online em Belo Horizonte .
Powered by SMR ADVOGADOS. @smr.advocacia @smr.advogados Marz Rodriques.