Como fazer reclamação no PROCON MG online sem sair de casa?

O Procon Minas Gerais disponibiliza sua ferramenta online para receber reclamações. As vítimas de fraudes ao consumidor ou desrespeito aos direitos do consumidor, poderá averbar no Procon online a sua reclamação. É fácil e simples. Link no final do Texto.

Ao usar a tecnologia, o Procon online da Grande Minas evita a desmotivação do consumidor que for prejudicado. Muitas vezes,  em razão da perca ou falta de tempo, a burocracia, a falta de informações claras e precisas, ou mesmo o baixo valor do prejuízo, desmotiva o Consumidor em denunciar os abusos de más comerciantes e fornecedores. Assim, outras vítimas são feitas constantemente.
 

Procon Online Minas Gerais

Compras e serviços online lideram reclamações de consumidores.
 

Responsabilidade social do Consumidor.

Lembre-se. Quando o consumidor faz uma denúncia ou reclamação no Procon, ele está ajudando a elevar o nível do mercado para melhor e ainda protegendo outros consumidores. O mercado agradece.

Se você foi de alguma forma prejudicado como consumidor ou identificou que há práticas abusivas ou enganosas, entre em contato com o Procon e guarde o seu protocolo. NÃO É PRECISO SE IDENTIFICAR. DENÚNCIA ANÔNIMA.

Utilize de outros meios para levar ao conhecimento de todos os atos praticados pelo fornecedor que causou o dano. Faça a reclamação em sites como consumidor.gov, Reclame aqui, e dê a nota no próprio Google. Dessa forma, outros consumidores poderão consultar, evitando ser vítimas.

Além disso, essas práticas vão obrigar os fornecedores a elaborar contratos mais transparentes, claros e acessíveis( Fácil compreensão) ao Consumidor.

Procon-MG - Setor de Atendimento

Antes de preencher o formulário, leia atentamente todas as informações abaixo.

O Procon-MG, (ao nível estadual) em razão de suas atribuições legais, somente poderá atuar em reclamações que envolvam interesse coletivo.

O que é uma reclamação que envolve interesse coletivo?

É a reclamação que trata de infração que afeta toda a COLETIVIDADE, como, por exemplo:

    1.    Produtos com prazo de validade vencido;
    2.    Produtos adulterados, como combustível, leite, café e alimentos em geral;
    3.    Publicidade enganosa;
    4.    Contratos abusivos;
    5.    Venda casada;
    6   Lojas virtuais (sites de vendas) falsas;
    7    Preços enganosos, etc.

As reclamações ou consultas que envolvam interesses individuais deverão ser apresentadas pelo consumidor ao Procon Municipal de sua cidade ou ao Juizado Especial de sua comarca.

O que é uma reclamação de interesse individual?

É a reclamação que trata de infração que afeta, em tese, o interesse de uma pessoa seja natural ou pessoa jurídica (empresas) e cuja solução importará na análise dos fatos e de documentos relacionados ao específico caso, como, por exemplo:

    1.   Produto não entregue;
    2.    Produto entregue diferente do pedido;
    3.    Conserto ou troca de um produto entregue com vício, ou incompleto;
    4.    Dificuldade de conserto junto à assistência técnica;
    5.    Cobranças indevidas em fatura de telefone, internet, TV a cabo ou celular, etc.

Se o seu caso se enquadra neste último item (interesse individual), procure o Procon Municipal de sua cidade ou o Juizado Especial da sua Comarca, mas poderá realizar a reclamação no Procon Online.

Preenchimento do Formulário no Procon Online.

Fique atento no preenchimento do formulário na página do Procon Online. É muito importante que forneça detalhes do ocorrido, informações sobre o fornecedor e os dados pessoais corretamente. Faça uma pesquisa mais detalhada sobre o fornecedor, protocole as provas como fotos, prints, e conversas, junto a reclamação. Preencha corretamente todos os dados.
 
Caso precise falar com um advogado entre em contato e agende uma consulta através deste Link do Whatsapp.

Lembre-se, advogado não presta "informações grátis". Sugiro a leitura das seguintes matérias:
 
 1. Tem um problema e precisa de Advogado? Tome essas notas importantes!
 
 2. Como encontrar e conversar com um advogado online?

Quem pode fazer a reclamação no Procon Online?

Podem realizar reclamações (Protocolar reclamação) no Procon Online quaisquer pessoa, seja de interesse coletivo ou individual. Ao final, guarde o protocolo. Siga  as instruções atentamente. Caso tenha dúvidas, solicite ajuda para o preenchimento correto.

Havendo dúvidas ou para esclarecimentos, solicite agendamento de uma consulta com um Advogado Online pelo Whatsapp.  ou entre em contato nesta página.


Para realizar uma relação no Procon Online acesse o link a seguir.

ACESSE AQUI PROCON ONLINE
 
 

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